A TikTok é uma plataforma de publicação de vídeos fundada em 2012 por Zhang Yiming em Beijing, China, inicialmente focada em vídeos curtos de comédia, entrenimento e pessoas fazendo lipsync.
Tornou-se mundialmente conhecida em 2017, quando passou a ter apps tanto para Android quanto para iOS, permitindo que os usuários criem pequenos vídeos musicais com duração de 3 a 15 segundos.
Assim como o Youtube, a TikTok usa algoritmos de inteligência artificial para selecionar o melhor conteúdo de acordo com as preferências do usuário.
Além disso, organiza seus conteúdos de acordo com hashtags especializadas. A #EduTok, por exemplo, contava com 39 bilhões de visualizações em setembro de 2019.
O TikTok é uma rede social que vem batendo recordes de downloads em todo o mundo. O aplicativo já superou o Instagram nos Estados Unidos e vem chamando a atenção do público e também das empresas.
Uma plataforma simples de mexer e que permite que os usuários criem vídeos bem divertidos e de forma viral como formula negocio online!
Números impressionantes
Quando falamos que o TikTok é um fenômeno, acredite, pois realmente é!
Em todo o mundo, o número de downloads já ultrapassou a marca de 1 bilhão. Em dezembro de 2018, o app bateu recorde de instalação mensal, com a marca de 75 milhões.
Os concorrentes desse aplicativo são aqueles que trabalham com vídeos, como o Instagram Stories e o Snapchat.
TikTok e as estratégias de marketing
Qualquer rede de comunicação que apresente os números de cadastros similares aos do TikTok deve receber a atenção das empresas.
Esse fenômeno vem atraindo muitos jovens, com uma plataforma simples, divertida e interativa.
Para as empresas acrescentarem essa rede social como um dos canais de aquisição é preciso ter alguns cuidados.
O primeiro, como falamos, é a análise de compatibilidade entre a faixa etária do público-alvo da marca com o público da rede.
Se a sua empresa tem clientes dentro da faixa de 16 a 24 anos, os resultados podem ser ótimos.
Você pode criar vídeos divertidos, seja para mostrar o dia a dia da empresa, seja para as atividades que são feitas por trás daquilo que os clientes têm contato.
No entanto, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.
A plataforma já foi amplamente testada
Um grande diferencial do TikTok é que a rede social foi amplamente testada no mercado chinês antes de explodir para outros continentes. Isso fez com que erros cruciais fossem conhecidos e tratados com inteligência.
Um dos pontos que receberam investimento foi na segurança e proteção dos usuários contra assédio e uso indevido. Há diferentes filtros que podem ser usados para garantir a privacidade das postagens e dados do perfil.
Ou seja, o TikTok usou um mercado para montar a sua estrutura, testar suas funcionalidades e recursos, alinhar diferentes pontos e agora está pronto para conquistar públicos cada vez maiores.
Vídeo viral é com o TikTok
Qualquer marca deseja criar uma peça de marketing viral, que se espalha e atinge um grande número de pessoas.
Criar esse material viral é bem difícil e na maioria das vezes apresenta um alto custo. Isso não é uma verdade quando se trata do TikTok.
O engajamento nessa rede social tem índices mais altos do que em outras redes, uma vez que o usuário não consegue simplesmente rolar o feed. Ele vai passando pelos vídeos e interagindo.
Nos Estados Unidos a média de tempo que os usuários gastam navegando na plataforma é de 46 minutos por dia. O número de usuários ativos por mês no país é de 26 milhões.
Então, seus vídeos no TikTok podem alcançar um grande número de como ganhar na lotofácil garantido e com um custo extremamente baixo, para não dizer nulo.
Lições do TikTok
O TikTok é um app viral, que conquistou números expressivos com rapidez. Seu público é bem característico e muitas empresas acabam não conseguindo explorar essa ferramenta pela incompatibilidade do público.
Porém, essa rede social pode gerar uma análise bem interessante. Sabemos que as redes servem como um canal de entretenimento por meio de conteúdo.
Postagens interessantes, com materiais que, de certa forma, chamam a atenção dos usuários e entregam valor conseguem alto engajamento, enquanto peças puramente publicitárias podem não ter o mesmo efeito.
A proposta do TikTok é justamente dar o poder aos usuários de criar conteúdos criativos por meio de uma plataforma que facilita a manipulação de vídeo e áudio ao mesmo tempo, com diferentes efeitos e filtros.
Não é preciso ser um expert em manipulação de vídeos, conhecer a fundo os efeitos, saber trabalhar com áudio, nada disso! A plataforma é simples e interativa. Qualquer pessoa pode criar os conteúdos, editá-los, torná-los únicos e publicar isso para sua rede de seguidores.
Ou seja, a lição que fica é que não podemos nos esquecer de que as redes sociais também são plataformas de entretenimento e não um canal publicitário puramente. Devemos transmitir o poder de criação ao público e deixar que a criatividade se aflore.